GIANCARLO GIANNELLI

sobre nós

Jornalista e fotógrafo, nascido em São Paulo em 1971, iniciou sua carreira aos 16 anos fotografando casamentos, books, e toda sorte de eventos sociais. Em 1990 se mudou para Turim, na Itália, onde, com novos equipamentos passou a fotografar a arte contida no cotidiano. De volta a Campinas, cidade em que habita desde os 11 anos de idade, organizou a exposição “Itália em Grãos de Prata” no Centro de Convivência Cultural de Campinas e na escola de idiomas Europeo.

Com a nova perspectiva desenvolvida em solo italiano, começou a trabalhar no Brasil com comunicação corporativa para grandes empresas como IBM, Eaton, Coca-Cola, EPTV - Rede Globo, Editora Abril - Revista Veja do Interior, Unimed Campinas, Fumagalli, Motorola, CPFL, Arcor, Unilever, Tenneco, Takata, São Leopoldo Mandic, LuK Embreagens, Caterpillar, Magneti Marelli, 3M, Guabi além de tantas outras. Dessa experiência, acumula milhares de eventos como Salões de Automóvel, shows do Skank, Cidade Negra, Djavan, Lenine, Wanessa da Mata, Gilberto Gil, Paralamas do Sucesso, etc., além de eventos e personalidades políticas, dentre elas Lula, Geraldo Alckmin, Michel Temer e outros tantos.

Nos últimos anos tem explorado, cada vez mais, a linguagem própria da arte fertilizada na maturidade típica do homem, com o quê compõe uma espécie de fotografia poética. Em 2008, preparou nova exposição chamada Campinas Hoje Como Ontem, devotada exclusivamente às fotos em preto e branco e à nova estética apurada com a nova forma poética que desenvolvia. Atualmente, dedica-se à elaboração de novas exposições, e para tanto, tem viajado a vários destinos como Itália, Nova Iorque, Miami, Los Angeles e outras cidades brasileiras.

Seu site, www.giancarlogiannelli.com, denuncia o olhar que tem pelas lentes e as fotos revelam as influências às quais se rendeu, Cartier-Bresson, Robert Capa, Ansel Adams, Helmut Newton, Sebastião Salgado, Alex Webb, James Nachtwey, Alex Majoli, Josef Koudelka, Daido Moriyama, dentre outros. Tornou-se colaborador da iStock Getty Images desde Setembro de 2015 e de outros bancos de imagens como Shutterstock, Adobe Images, 123RF.